Essencial. Essa é a palavra-chave quando se trata de escovação. Ainda não é comum ver as pessoas que adotaram essa prática no dia a dia dos cães e gatos, mas ela é fundamental. Os cinco minutos diário que dedicamos à escovação deles faz com que a placa bacteriana seja eliminada dos dentes e gengivas. Isso evitará o desenvolvimento de tártaro e mau hálito que podem levar à doença periodontal e até doenças sistêmicas.
Mas, assim como nós humanos, os pets não nasceram aprendendo a escovar os dentes e é aí que entra a boa parcela de paciência e dedicação. A primeira escovação provavelmente não será agradável ao seu animal. A não ser que você condicione ele a ter prazer nesse momento. Então vamos aprender a condicioná-lo?
O primeiro passo é fazer todo o processo como forma de brincadeira para que ele entenda que é um momento de descontração e divertimento. Você deve fazer o processo e por fim oferecer um petisco. A seguir, mostramos um passo a passo para te ajudar nessa saga que é acostumar o seu filhote com a rotina da higiene bucal:
Dedo na boca:
Passe um alimento saboroso no seu dedo e encoste-o na gengiva dele, fazendo movimentos circulares, de forma agradável para o animal. Repita o breve procedimento uma vez ao dia, ampliando aos poucos a área de ação.
Creme dental:
Quando o animal aceitar bem a massagem nas gengivas, aplique um creme dental próprio para animais em uma gaze ou no seu próprio dedo, fazendo os mesmos movimentos da etapa anterior.
Dedeira ou escova dental:
A próxima etapa é trocar a gaze por uma dedeira ou escova dental de uso veterinário. Certifique-se de que o pet já está totalmente acostumado com o toque em sua boca. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente. O aprendizado é mais fácil quando o animal ainda é filhote, mas isso não quer dizer que um pet adulto não possa ser ensinado também. Por isso, paciência é a palavra-chave!
Profilaxia periódica:
Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize a profilaxia periódica, é fundamental.
Siga todos os passos e não se esqueça de sempre fazer desse momento uma brincadeira para o seu amor de patas! Boa sorte!
Fonte: Adaptação de texto disposto no portal https://petfriends.com.br/