Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet apontam que o Brasil é o segundo país em faturamento no mercado pet e o terceiro em população de animais de estimação.
Hoje em dia, os animais de estimação ocupam um lugar especial nas famílias e, como filhos, os donos optam por levá-los para lugares em que eles possam acompanhar.
Pensando nisso, os chamados ambientes “pet friendly” já são quase que obrigatórios para qualquer empresário que pensa em abrir um negócio, como método de acomodar o dono sem precisar abrir mão do animal.
Este tipo de ambiente já é uma realidade inclusive em shoppings, onde os pets podem circular por quase todos os espaços. Apesar disso, existem algumas regras: eles têm que estar sempre na coleira e, na escada rolante, devem ficar no colo do dono.
As praças de alimentação também estão se adaptando para acomodar o pet enquanto o dono faz uma refeição, porém, apenas em um espaço específico, onde há a placa indicando a permissão.
Para se adaptar, um shopping de Bauru promoveu uma pesquisa sobre as casas da cidade. O resultado mostrou que 63% das residências contam com pelo menos um pet, por isso a nova adaptação.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet apontam que o Brasil é o segundo país em faturamento neste mercado e o terceiro em população de animais de estimação. Segundo a analista de negócios do Sebrae, Valéria Beltrami, esta é uma tendência sem volta.
“Empresários devem estar preparados para receber os clientes que possam comparecer com o pet, pois isso fideliza o cliente. Ter um espaço com ração, um puff ou alguma almofada no chão para que o cachorro possa ficar e se alimentar são algumas providências que os proprietários podem tomar”, explica.
Em Bauru, um hotel também se adaptou ao estilo “Pet Friendly” há 10 anos. Em espaços selecionados do hotel, o pet pode circular livremente, e em alguns outros, deve permanecer no colo do dono.
Para o dono de um restaurante em Bauru, Lucas Ghiraldeli, a maior alegria é ver o espaço feito especialmente para os clientes com animais de estimação, tão bem frequentado.
“Temos um deck específico para receber os pets. Sempre servimos um pouco de água gelada, então eles ficam bem à vontade”, comenta .
Fonte: https://g1.globo.com/sp