28.01.2019
BANCO DE SANGUE VETERINÁRIO – Existe! E você deve conhecer!

Voltar a Notícias

Por Dr. Leandro Blatislav
Assim como ocorre com os humanos, emergências e outras ocorrências médicas também podem demandar uma transfusão de sangue em cães e gatos. Atropelamentos, cirurgias de grande porte e algumas doenças podem exigir que os animais recebam grandes quantidades de sangue ou de suas frações.

Para isso, bancos de sangue particulares e também universitários buscam incessantemente cadastrar novos voluntários doadores para que os estoques de sangue estejam sempre em um nível razoável para atender às demandas dos hospitais veterinários.
Infelizmente, assim como ocorre com os bancos de sangue para humanos, o estoque de sangue veterinário quase sempre se encontra abaixo desses níveis.


A falta de sangue para os cães e gatos que necessitam de transfusão pode acarretar o óbito do animal em pouco tempo. O sangue é o tecido responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células, sendo assim, de vital importância para a manutenção da vida. Campanhas de incentivo à doação de sangue tentam conscientizar os donos de animais a leva-los aos bancos de sangue para que os mesmos sejam avaliados como possíveis doadores.


Como funciona:
A transfusão leva entre 25 e 30 minutos para ser feita e o animal não sente dor alguma. A quantidade de sangue retirada não fará falta, pois é sempre proporcional ao seu porte. Durante todo esse tempo o animal é avaliado para que esteja confortável e calmo e seu dono pode estar presente durante o procedimento dando-lhe carinho. Uma grande vantagem do pet que se cadastra como possível doador é ter direito a receber uma consulta completa e realizar alguns exames de sangue para verificar a presença de doenças que o impossibilite de ser doador.

Caso alguma enfermidade seja diagnosticada, o animal é levado para tratamento médico. Como o sangue de cães e gatos é diferente, cães só doam para outros cães, e gatos, somente para outros gatos.

Exames que determinam o tipo sanguíneo também são realizados para que cada animal receba o sangue adequado.


Critérios para ser doador de sangue:


CÃES

GATOS

Doar sangue é um ato de amor.


Caso você decida levar seu animal para avaliar se ele poderá ser um futuro doador, procure bancos de sangue em seu Estado que estejam devidamente cadastrados nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. Essa é a garantia que seu animalzinho será muito bem cuidado e estará realmente ajudando a salvar vidas.
Em caso de dúvidas converse com o médico veterinário de sua confiança.

Fonte: www.pomelopetlovers

Voltar a Notícias