25.06.2019
CONDICIONAMENTO DA PELAGEM: O QUE PRECISAMOS SABER

Voltar a Notícias

Tão importante quanto uma boa higienização, o condicionamento correto pós-banho é etapa fundamental para e reposição da proteção natural da pele e da pelagem do pet.
É muito comum e válida a preocupação com a escolha correta do shampoo que utilizaremos em nossos animais. Como se sabe, os animais exigem um cuidado extra com a limpeza pois sua pele é muito mais sensível que a pele humana. A escolha do shampoo veterinário adequado é uma etapa primordial para a garantia da saúde do animal. No entanto, quando o assunto é uso do condicionador, não costumamos fazer a mesma avaliação crítica da qualidade para a escolha correta do produto. Os fios da pelagem são formados por 3 estruturas básicas: Medula (parte mais interna do fio), Córtex (representa a maior massa capilar) e Cutícula (estrutura que lembra escamas de peixe sobrepostas e que fica na parte mais externa do fio). No processo de lavagem, essas cutículas se abrem para que o shampoo possa fazer uma limpeza mais profunda. Condicionadores são produtos que visam devolver as características normais e naturais da pelagem e também da pele. Eles tem a função básica de reparar os fios danificados, facilitar o processo de escovação, repor o manto hidro-lipídico natural, conferir brilho e maciez e, principalmente, fechar as cutículas da fibra abertas pelo uso do shampoo. Um bom condicionador veterinário deve cumprir essa função sem deixar os fios com aspecto oleoso, pesado ou com aspecto de sujo. As matérias-primas que entram na composição são diferentes dos condicionadores humanos do ponto de vista do equilíbrio e da concentração de cada agente condicionante. O pH também é diferente respeitando-se a fisiologia da pele sensível dos pets. É fundamental também que o condicionador forme um filme protetor sobre os fios que dará proteção térmica e repelência à água mantendo-o saudável e equilibrado até o próximo banho. Mesmo cães de pelagem curta devem fazer uso de condicionadores pois mesmo esse tipo de pelagem sofre com a ação da poluição, vento, calor e demais agentes agressores do ambiente em que o animal vive. Dependendo da formulação do condicionador e do tipo de pelagem pode-se diluir o produto antes da aplicação sempre respeitando as instruções do fabricante no modo de uso e conservação do produto após diluição.
O momento do banho deve ser uma atividade relaxante para os pets e a escolha do condicionador adequado é etapa fundamental neste processo. A análise cuidadosa de todas as etapas do banho garante um trabalho bem executado, com resultados duradouros e estimula o proprietário a sempre manter os cuidados do seu animal em dia.

Fonte: https://www.pomelo.com.br/

Por Dr. Leandro Blatislav

Voltar a Notícias