Um procedimento simples, mas que exige atenção e cuidado para garantir um ouvido limpo e saudável.
Por Dr. Leandro Blatislav
A higiene diária faz parte do dia a dia de um cão saudável e feliz. Muitas vezes pensamos no aspecto macio e sedoso da pelagem como indicador de um animal bem cuidado mas, frequentemente, nos esquecemos de uma das partes mais sensíveis do cão: as orelhas. Curtas, longas, caídas ou não, cada raça tem suas particularidades em relação ao formato das orelhas e é aí que precisamos ficar muito atentos. O ouvido é um órgão extremamente sensível e importante para os cães. Sua capacidade auditiva alcança frequências sonoras que nós humanos não conseguimos ouvir. A limpeza correta das orelhas ajuda a prevenir otites por infecções fúngicas, bacterianas ou mesmo a remoção do excesso de cera que eventualmente possa estar obstruindo o canal auditivo do animal.
Para que a limpeza seja feita em casa com segurança temos que cuidar de alguns aspectos:
USO DE ÁLCOOL, ÉTER E OUTROS PRODUTOS: Infelizmente é uma prática comum em algumas regiões do país o uso de produtos agressivos na limpeza das orelhas. Tais práticas podem remover totalmente a proteção natural do canal auditivo além de provocar ressecamento deixando a região exposta e propensa ao crescimento de microrganismos indesejáveis. Portanto, tal hábito deve ser eliminado imediatamente.
INSPEÇÃO DAS ORELHAS: Levantar as orelhas do seu pet de tempos em tempos e dar uma boa olhada é fundamental para perceber alterações como a coloração do cerume, presença de material estranho ou outras situações que possam exigir a visita a um veterinário. Essa atividade pode ser feita diariamente enquanto brinca com o animal fazendo com que isto se torne algo costumeiro e prazeroso para o cão.
LIMPEZA CORRETA: Primeiramente deve-se utilizar um produto feito especificamente para esse fim e que seja de uso veterinário. Em caso de dúvidas, um veterinário pode indicar o melhor produto. Utilize gaze ou um chumaço de algodão embebido em solução de limpeza específica e faça a limpeza da área externa e visível das orelhas removendo bem toda a sujidade presente. Nunca introduza cotonetes ou objetos pontiagudos no canal auditivo. O procedimento de limpeza interno deve ser feito por profissional habilitado e experiente.
FREQUENCIA DA LIMPEZA: Dependerá da raça e formato das orelhas. Para as raças com orelhas grandes e caídas, a frequência deve ser a cada 7 ou 10 dias. Para raças com orelhas mais expostas pode-se fazer a cada 15 dias. Evite deixar o local úmido pois isso facilita o desenvolvimento de fungos e bactérias.
SINAIS DE ALERTA: Mudança da coloração ou excesso de produção da cera, odor forte, machucados entre outros. Caso o cão no dia a dia comece a balançar ou coçar demais a cabeça pode ser sinal de algum problema ocorrendo. Nesse caso é melhor leva-lo para uma avaliação do médico veterinário.
Faça da atividade de limpeza das orelhas algo prazeroso para o cão. Às vezes ele sente um incômodo nas primeiras limpezas mas com calma e muito carinho seu pet irá aceitar cada vez mais facilmente essa importante atividade que garante sua saúde e bem-estar.