24.02.2020
NATAÇÃO PARA CÃES PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Voltar a Notícias

Consideremos que a natação é benéfica para praticamente todos. Ela fornece exercícios que não exigem suportar peso, promove a circulação sanguínea e linfática, reduz a dor e melhora a aptidão em todos os níveis.

No caso dos cães, embora a maioria tenha uma resposta instintiva à natação, é necessário desenvolver algumas habilidades que passam por uma série de pequenos passos para promover a confiança e a natação competente.

Muitos cães têm medo de um corpo d’água sem fundo se não tiverem experiência – esse medo pode salvar a vida do cão. Se você não é um nadador competente, ir além de onde você pode tocar o fundo pode resultar em afogamento. Até os cães criados para a água precisam de um começo supervisionado: seu entusiasmo às vezes supera seu nível de habilidade!

Poucos cães ficam com medo da água, desde que sua experiência de nadar seja cuidadosamente nutrida. Para alguns cães idosos, um colete flutuante fornece flutuabilidade e segurança para aqueles que não sabem nadar rápido o suficiente para permanecerem na água. Para os superestimulados, um colete salva-vidas pode proporcionar segurança e tranqüilidade.

NATAÇÃO AJUDA OS CÃES COM PROBLEMAS COMO ARTRITE E DORES NAS ARTICULAÇÕES:

Por não ter peso, a natação permite que as articulações comprometidas se movam com mais normalidade, melhorando a quantidade de informações e a qualidade da comunicação de todos os sistemas com o sistema nervoso. Para cães com problemas articulares, esse aspecto pode ser a chave para melhorar a saúde e a função de todos os sistemas corporais.

A inflamação envolvida na artrite e as dores nas articulações associadas são aliviadas pela água quente e pelo movimento. Começando devagar, à medida que os músculos começam a desempenhar melhor suas funções, e as articulações produzem mais fluido nas articulações porque estão se movendo melhor, a saúde das mesmas melhora. Músculos, tendões e ligamentos se tornam mais fortes e a dor é reduzida.

QUANTO TEMPO UM CÃO PODE E/OU DEVE NADAR?

Tudo vai depender da condição do animal: se ele é pré-cirúrgico ou pós-cirúrgico, se tem lesões de que está se recuperando, se é obeso ou inapto de qualquer forma. Com a natação regular, os cães melhoram rapidamente.

Para cães idosos, nadar por toda a vida seria o ideal.  Experiências mostram que a natação pode adicionar anos à vida produtiva e feliz de cães mais velhos.

A natação é, também, uma excelente recreação para quase todos os cães. Uma alta porcentagem de cães “incontroláveis” simplesmente não está fazendo exercício suficiente. Nadando, os cães podem se transformar, de indivíduos nervosos, medrosos e instáveis, em animais confiantes, seguros e mais felizes.

Fonte: Matéria autoral Dr. Leandro Blatislav

Voltar a Notícias