28.10.2019
O BANHO DOS PETS NO VERÃO – Cuidados e recomendações para a melhor estação do ano

Voltar a Notícias

Por Dr. Leandro Blatislav

Com a chegada do verão devemos redobrar alguns cuidados importantes para que nossos pets passem por essa bela estação de forma tranquila e confortável. O banho é um hábito extremamente saudável e relaxante para os pets, principalmente nos dias de temperaturas mais altas. A correta higiene ajuda a controlar a oleosidade excessiva e proporcionar melhor saúde da pele e da pelagem além de manter um cheirinho agradável até o próximo banho.

Para se determinar a frequência do banho devemos levar em conta o tipo de pelagem e porte do animal sendo sempre importante consultar um profissional que fará uma avaliação correta sobre a frequência necessária de banhos. Geralmente, em dias mais quentes podemos diminuir o intervalo entre um banho e outro, mas sem exageros. Para banho em filhotes o ideal é aguardar o término do protocolo de vacinação antes de levá-lo ao pet shop mantendo o animal em casa e sem contato com cães de rua uma vez que sua imunidade ainda está baixa. Em casa, banhos rápidos podem ser realizados procurando sempre manter a água em uma temperatura agradável. A secagem deve receber atenção especial uma vez que a combinação de pelo úmido com calor do ambiente elevado pode causar proliferação de bactérias que causarão mau odor ou mesmo problemas dermatológicos. A escovação diária para remoção de pelos mortos também garante a plena saúde e vitalidade dos fios.

Banhos por imersão como ofurô ou piscininhas são uma ótima alternativa para brincar com o animal ajudando-o a ficar limpo e refrescado. No verão esta prática pode ser incentivada com maior frequência principalmente para animais que ficam muito estressados e ofegantes em ambiente com temperatura mais alta. Assim como banhos de mar, lagos e atividades ao ar livre também são muito recomendados, não podemos nos esquecer de realizar uma inspeção da pelagem após as brincadeiras. Se necessário, um banho para retirar excesso de areia e sal deve ser realizado. O uso de bloqueadores solares de uso veterinário em áreas descobertas como barriga, focinho e em áreas claras deve ser feito sempre seguindo orientação veterinária.

Tomando todos esses cuidados, será muito mais fácil para o seu pet passar os dias quentes de verão com total conforto e tranquilidade. Lembre-se também de sempre manter água fresca disponível para ele.

Fonte: pomelo.com.br

Voltar a Notícias