A maioria dos donos de cães está ciente de que a obesidade do cachorro é perigosa para a saúde de um cão, mas muito poucos reconhecem o quão sérios podem ser os problemas subsequentes.
Quando um cão é considerado obeso?
Os sintomas iniciais da obesidade canina incluem:
No entanto, se o seu cão permanecer obeso por um longo período, doenças mais prejudiciais podem afetar a saúde do seu cão e afetar a qualidade de vida:
Como identificar a obesidade do cachorro
A maneira mais confiável de identificar se seu cão está acima do peso ou obeso é levá-lo ao veterinário. No entanto, enquanto você agenda a visita, você pode fazer o seguinte a cada poucas semanas para acompanhar o peso do seu cão:
Para cães com um peso saudável, você deve sentir as costelas facilmente ao pressionar os dedos contra elas. Se você tiver que aplicar esforço para sentir os ossos, o cão tem muita gordura.
Retornando ao peso normal
Embora a obesidade em cães seja um problema comum e sério, é um dos problemas de saúde que, geralmente, é mais facilmente corrigido.
Fale com o seu veterinário sobre a mudança para a ração leve, que contém menos carboidratos e maior proteína.
Alimente sempre o seu cão à mesma hora todos os dias e nunca exceda as quantidades diárias recomendadas.
Além disso, ponha um fim a todas as guloseimas e aumente a quantidade de exercício diário, indo para caminhadas mais longas ou mais frequentes e incentivando brincadeiras em casa.
Naturalmente, alguns cães sofrem outras desvantagens que podem levar à obesidade, incluindo hipotireoidismo, insulinoma e hiperadrenocorticismo.
Se o seu cão acumular gordura facilmente e não conseguir perdê-lo, apesar de tentar as etapas acima, peça ao seu veterinário para investigar o que mais pode estar causando o ganho de peso.
Por: por Rodrigo Amar — publicado em 19 jun 2020 – 09:06
Fonte: Matéria adaptada do portal https://www.portaldodog.com.br/
Para ver a matéria na íntegra acesse o link https://www.portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/obesidade-do-cachorro/