02.08.2019
PETSHOP – RESOLUÇÃO 1069/2014 do CFMV – TÃO IMPORTANTE E TÃO POUCO OBSERVADA

Voltar a Notícias

Por Dr. Leandro Blatislav

Quando pensamos em abrir um petshop, logo nos vem à mente temas importantes como: estratégias de marketing, formação de preços, estudo da concorrência, como se diferenciar no mercado, carga tributária, formação profissional, entre outras. Mas, tão importante quanto garantir a prosperidade do seu negócio, é garantir a sustentabilidade do mesmo ao longo dos anos. O conhecimento da legislação que rege a área muitas vezes passa longe das prioridades iniciais de quem está em início de atividade. Ou pior, mesmo com anos de atividade, muitos proprietários não se dão conta que muitas vezes cometem infrações que poderia inclusive fechar seu estabelecimento. Em 2014 o Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou uma resolução que trata de um assunto primordial em toda a cadeia de negócios para pets: A garantia do bem-estar animal.

A Resolução n° 1069/2014 estabelece princípios e normas para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos animais em exposição sob o cuidado de pet shops, parques de exposição e feiras agropecuárias. Ela exige que os estabelecimentos ofereçam boas condições de higiene, iluminação, controle do barulho, espaço suficiente para acomodação dos animais, disponibilidade de água e alimentação conforme a necessidade. Em outras palavras, ela rege as ações do dia a dia de forma a garantir as boas práticas veterinárias de forma que toda a cadeia de negócios seja beneficiada.

O termo Bem Estar Animal significa a manutenção das condições fisiológicas dos animais normais e a garantia de que eles possam expressar de maneira adequada seu comportamento e instinto. Uma situação relativamente comum de infração desta resolução é a manutenção do animal que vai para o banho em gaiolas minúsculas durante várias horas enquanto seu dono não volta para buscá-lo. Isto pode inclusive resultar na autuação do estabelecimento caso tal fato seja flagrado durante uma inspeção sanitária.

O maior desafio da implementação desta resolução ainda é a conscientização dos proprietários de estabelecimentos que prestam serviços para animais. Muitas vezes a ideia de redução de custo os leva a ignorar esta e outras normas tão importantes para a preservação do conforto e da segurança de cães e gatos. Vale a pena fazermos uma auto-inspeção para verificar não estamos errando em alguma etapa do processo tendo em mente que um investimento pontual na melhoria do bem estar animal pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do petshop.

Fonte: https://pomelo.com.br

Voltar a Notícias