14.09.2021
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA OTITE EM CÃES?

Voltar a Notícias

A otite em cães é um problema bastante comum, especialmente em certas raças com orelhas grandes e caídas nas quais, por causa da sua morfologia, há pouca ventilação na área das orelhas.

Essa condição pode causar muita coceira e desconforto ao animal. Como tutores de cães, devemos ter consciência da importância de manter a limpeza regular das orelhas do animal, bem como de levá-lo ao veterinário ao detectar um surto infeccioso. Hoje, vamos apresentar todas as possíveis causas da otite canina.

Sintomas da otite

Os sintomas da otite em cães são bastante evidentes, por isso não será difícil identificá-los. A seguir, vamos listar os sinais clínicos mais comuns dessa patologia:

Diante desses sinais, é importante ir ao veterinário para que ele possa fazer um exame e detectar a causa e o tipo de otite que o animal está sofrendo. A detecção rápida sempre facilitará o tratamento e a recuperação do cachorro.

O que causa a otite em cães?

A otite pode ser causada por fatores muito diversos e o tratamento pode mudar de acordo com o agente desencadeador. Por isso, é muito importante ir à clínica veterinária para receber o diagnóstico adequado. A seguir, vamos mostrar os motivos mais comuns que geram a otite canina.

Causas infecciosas

Existem diversos agentes infecciosos que podem se instalar na orelha do cachorro. Entre eles, encontramos os seguintes:

Presença de um corpo estranho no canal auditivo

É muito comum que a causa da otite seja uma farpa que entrou no canal durante um passeio e, nesse caso, será necessário extraí-la. Não tente fazer isso em casa, pois você pode aprofundar ainda mais a farpa. O veterinário vai extraí-la usando a técnica e os instrumentos apropriados.

Predisposição da raça

A otite externa é a inflamação da mucosa do canal auditivo externo e é frequente em cães com orelhas caídas e pesadas, pois a ventilação insuficiente do canal favorece a proliferação de bactérias e leveduras. Também pode ser comum em cães com canais auditivos pequenos ou com muito pelo nas orelhas, como, por exemplo, o yorkshire terrier.

Outras causas

Além dos motivos descritos anteriormente, também existem outros agentes causadores que podem levar ao desenvolvimento da otite em cães. Vamos citar alguns deles brevemente:

Tratamentos para a otite em cães

Diante de um problema de otite, o veterinário vai limpar a orelha do animal e também poderá colher uma amostra da secreção, que será examinada ao microscópio para determinar o agente causador da otite.

Dependendo da causa da patologia, podem ser aplicados limpadores de ouvido com antibióticos, acaricidas ou antifúngicos, dependendo de haver bactérias, ácaros ou fungos. O veterinário também pode prescrever um anti-inflamatório para o cachorro, a fim de reduzir a inflamação, ou um analgésico para aliviar a dor.

A otite pode se complicar, e alguns cães vivem com otite crônica durante toda a vida e precisam de limpezas e consultas mais frequentes no veterinário. Às vezes, coçar e balançar a cabeça excessivamente pode causar um sangramento interno na orelha, chamado de otohematoma, que requer intervenção cirúrgica.

A otite em cães pode ser prevenida?

Como uma medida preventiva, o tutor do animal de estimação deve fazer uma limpeza periódica da orelha para evitar recaídas. Assim como em muitos outros casos, a boa higienização é o melhor tratamento.

Os limpadores de ouvido são específicos para cães e, portanto, não é possível utilizar os de uso humano. Além disso, não é recomendável utilizar cotonetes, e sim uma gaze limpa para extrair os restos removidos pelo limpador de ouvidos.

Matéria adaptada do portal: https://meusanimais.com.br/

Para ver a matéria na íntegra acesse o link: https://meusanimais.com.br/quais-causas-otite-caes/

Voltar a Notícias