Quem não gosta de receber uma lambida do amigo de quatro patas? Essa é uma das maneiras que os cães e gatos encontraram para demonstrar carinho por nós, mas fica difícil aproveitar o momento quando sentimos no ar um dos problemas que o tártaro causa: o mau hálito.
Além desse incômodo, a ocorrência gera riscos de maiores infecções de bactérias que podem migrar para órgãos vitais do animal.
Quando não escovamos os dentes do cachorro ou gato, os restos de alimentos vão acumulando placas que se calcificam dando origem ao tártaro. Ali, as bactérias se desenvolvem produzindo toxinas irritantes que causam a gengivite.
A contínua calcificação atrai mais bactérias que afetam os tecidos que sustentam os dentes. Os sintomas são claros, é possível notar visivelmente as placas nos dentes e, também, sentir o mau hálito causado pelas bactérias, explica o veterinário Marcello Machado.
Matéria adaptada do portal: https://www.metropoles.com/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/e-o-bicho/tartaro-em-caes-e-gatos-confira-dicas-simples-para-resolver-o-problema