O verão chegou e os donos dos cães com pelagem média ou longa já começam a pensar se já está na hora de tosar o pelo, isso porque é de senso comum acreditar que o cão precisa da tosa no verão para se sentir mais refrescado.
Apesar de pensarmos que ao fazer a tosa no verão estamos ajudando nosso cão a não passar tanto calor, pois a pelagem esquenta, não é bem assim que funciona. A pelagem não age como uma roupa para nós; mais no inverno para esquentar, menos no verão para refrescar.
A pelagem, em fato, ajuda a equilibrar a temperatura corporal do cão. Servindo como um isolante térmico, ela evita que o cão perca ou receba calor em excesso. Por não ter glândulas sudoríparas como nós para realizar a troca de calor e conseguir fazer o corpo esfriar, utilizam a língua. É quando estão, literalmente, de língua de fora, nem sempre é por cansaço, muitas vezes é para equilibrar a temperatura do corpo.
Procurando por Pet Shop ou Banho e Tosa?
Na verdade, em algumas raças a tosa no verão é sim necessária, mas é durante o ano todo, não por motivos estéticos, mas por uma questão de higiene e saúde. O Shih-tzu, o Poodle, o Cocker, o Lhasa Apso estão dentre as raças que precisam de tosa não somente no verão, mas a cada 45 dias, em média. Algumas raças podem ganhar a tosa de três em três meses, pode variar bastante. O profissional do pet shop saberá indicar qual o tempo melhor para regular as tosas.
A dica é deixar pelo menos 5cm de comprimento de pelagem para as raças que não podem ter a tosa no verão, por precisarem da pelagem.
Fonte: Adaptação de texto disposto no portal – https://www.cachorrogato.com.br